Sessão e trasporte
A ISO é uma Organização Internacional para Padronização, que é o que sempre reforçamos aqui: as vantagens que as padronizações nos trazem.
Nota: A ISO é uma organização que visa padronizar também outros procedimentos, como a ISO 9000, aplicada em processos de empresas para obtenção de certificação de qualidade.
E a ISO criou o Modelo OSI. Este modelo significa Open System Interconection - Sistema de Interconexão Aberto. É um modelo criado para interconexão de computadores, mas que hoje é aplicado em diversas outras áreas com wireless. É definido em 7 camadas, que podem ser dividadas ou agrupadas em Camadas Superiores e Inferiores.
O objetivo é claro: padronizar. Com a padronização os processos ficam bem definidos, e essa organização permite uma maior produtividade e agilidade: aquilo que sempre buscamos!
No início dos anos 60 foram criados os primeiros protocolos de comunicação BSC-1
(Bynary Synchronous Communications) para transmissão de informações remotas em batch, e BSC-3 (ou poll select) que permitia a integração do usuário com o sistema através de terminais, ou seja, o processamento on-line. Esses avanços tecnológicos proporcionaram um alto grau de conectividade para os sistemas da época, impulsionando novos avanços.
A partir desse ponto, foram desenvolvidos vários tipos de mainframes para disputar o mercado, cada um deles utilizava uma arquitetura de rede própria e incompatível entre si, como por exemplo o SNA (IBM), o XNS (Xerox) e o DECNET (Digital).
Camada 5 – Sessão
Seguindo as camadas, temos a camada de Sessão. Como o nome sugere, essa camada (5-Sessão) inicia e finaliza as Sessões responsáveis pela comunicação e troca de dados, por exemplo definindo o início e fim de uma conexão entre hosts, e