Sesmt comun
Janeiro 2012
Vigência: 08 Janeiro 2012
NPT 015
Controle de fumaça Parte 1 - Regras Gerais
CORPO DE BOMBEIROS BM/7
Versão: 02
Norma de Procedimento Técnico
9 páginas
SUMÁRIO 1 2 3 4 5 Objetivo Aplicação Referências Normativas e Bibliográficas Procedimentos Subsolo
6 Edificações sem janela
ANEXOS
A – Tabela 2 - Determinação dos locais onde deve haver controle por ocupação
1 OBJETIVO Fornecer parâmetros técnicos para implementação de sistema de controle de fumaça, atendendo ao previsto no Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
2 APLICAÇÃO 2.1 Esta Norma de Procedimento Técnico (NPT) aplica-se ao controle de fumaça dos átrios, malls, subsolos, espaços amplos e rotas horizontais , visando: a) a manutenção de um ambiente seguro nas edificações, durante o tempo necessário para abandono do local sinistrado, evitando os perigos da intoxicação e falta de visibilidade pela fumaça; b) o controle e redução da propagação de gases quentes e fumaça entre a área incendiada e áreas adjacentes, baixando a temperatura interna e limitando a propagação do incêndio; c) prever condições dentro e fora da área incendiada que irão auxiliar nas operações de busca e resgate de pessoas, localização e controle do incêndio. 2.2 Conforme a aplicação a que se destina o sistema de controle de fumaça haverá implicações nas características dos materiais empregados, tempo de autonomia e vazões de extração.
1
NPT 015 – CONTROLE DE FUMAÇA – PARTE 1
2.3 As escadas e rotas de fuga verticais devem atender às NPTs n° 11, 12 e 13, devendo ser observados que diferentes sistemas de controle de fumaça (em rotas de fuga horizontais e verticais) devem ser compatíveis entre si.
3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS Instrução Técnica n° 15/2011 – Controle de Fumaça. Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo NFPA 92B – Guide for Smoke Management Systems in