Será o fim da fatura
ABSTRACT
The prepaid energy deployment will cause great change in the daily lives of consumers, should be well planned the way the electricity supply companies are able to meet the demand of consumers who eventually run out of credit. The consumer control will be greater, only spend what is necessary, saving for yourself.
INTRODUÇÃO
A diretoria da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou no dia 1º de abril, as diretrizes que possibilitam a aplicação da modalidade de pré-pagamento de energia elétrica. Considerada uma novidade para o setor elétrico brasileiro, a inovação permitirá acabar com a fatura impressa, bem como reduzir outros custos operacionais da distribuidora. O consumidor que aderir a novidade terá maior facilidade em conter seus gastos.
Pagar pelos créditos primeiro e utilizar o serviço depois, o consumidor já sabe bem como isso funciona no celular, mas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o pré-pago passará a ser uma opção de acesso a energia elétrica também. Em junho de 2012, a Aneel abriu a Audiência Pública para discutir a regulamentação do pré-pagamento para esse serviço, que já acontece em vários países.
DESENVOLVIMENTO
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o pré-pago passará a ser uma opção de acesso a energia elétrica também. Em primeiro momento pode ser visto como uma maneira de garantir economia financeiramente aos consumidores, onde os mesmos poderão contratar pacotes de serviços conforme suas necessidades tentando economizar. No método mensal convencional, independente do usuário ter ou não consumo de energia, é cobrado taxa mensal de disponibilidade na sua fatura, onde no pré-pago isso não acontece.
A expectativa de redução de consumo varia entre 10% a 35%. A adesão do consumidor ao modelo pré-pagamento será voluntária e dependerá de uma decisão da distribuidora em oferecer a modalidade em sua área de concessão. O sistema funcionará da seguinte forma: o