será a morte uma passagem para otra dimensao
Trabalho realizado por nº1, 10ºA, no âmbito da disciplina de Filosofia lecionada pela professora
Introdução
O óbito nunca foi, não é e com certeza nunca será alvo de indiferença para o ser humano. Este tema em particular é constantemente questionado. Devido a este tema tão inquietante, o meu ensaio filosófico irá refletir-se em volta desta palavra que por si mesma toma a forma de imensas questões…
A morte é o acontecimento humano mais temido e menos discutido
Tendo consciência da sua própria morte, por ser finita, questiona-se então sobre o que poderá acontecer após a morte.
Para nós humanos a morte é o destino, algo que mais tarde ou mais cedo teremos de enfrentar, mas será que a morte é algo mau?
Será que a morte é alguma passagem para outra vida?
Para encontrarmos a resposta a esta pergunta, temos que nos reportar aos nossos valores de vida, ou seja, em quais valores comprimem a nossa existência. Não será surpresa se descobrirmos que praticamente todos os nossos objetivos de vida no mundo atual estão direcionados à obtenção de fama, status social, beleza física, bens materiais, posse em geral de pessoas e coisas. Sendo assim, nada mais lógico do que termos um abastado medo da morte, pois ela significa com certeza o fim no que se refere aos valores.
Sócrates foi um pensador único e distinto de todos os seus contemporâneos. Ele defendia, já naquela época, a imortalidade da alma, defendia que o corpo humano seria uma prisão da alma, e quando este morresse esta seria livre.” A morte poderá ser a maior de todas as bênções” afirmava Sócrates.
A morte física é apenas uma das polaridades da dualidade de tudo o que é manifestado: ora estamos vivos para o mundo da matéria e mortos na dimensão espiritual, ora estamos mortos na matéria e