Servço social no brasil e políticas sociais
ANA LÚCIA FELIZARDO
ARIQUEMES/RO
2012
ANA LÚCIA FELIZARDO
SERVÇO SOCIAL NO BRASIL E POLÍTICAS SOCIAIS
Trabalho textual individual interdisciplinar apresentado com o objetivo de obtenção de nota do VI período do curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná
Prof. Orient.: Prof. Orient.: Amanda Bozza Clarice da Luz Kernkamp, , Maria Lucimar Pereira, Paulo Aragão
ARIQUEMES/RO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1 O ESTADO BRASILEIRO E SUA HISTÓRIA DE INTERVENÇÃO NO SOCIAL 2 ERA VARGAS 3 PERÍODO PÓS ERA VARGAS 3 ASSISTÊNCIA SOCIAL NOS ANOS DA DITADURA MILITAR 4 FORMAS DE INTERVENÇÃO 6 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos sobre como se processou a construção das políticas sociais no Brasil, através da percepção da reflexão critica e da historia sobre os acontecimentos e fatos históricos e a construção das referidas politicas sociais.
Tornaremos mas particular a incursão histórica, como o Serviço Social se constituiu um instrumento de implantação destas políticas na concepção durante séculos, embora não totalmente com esta concepção a parti da Constituição Federal de 1988.
Olhando para o passado veremos mudanças no processo de busca e assim como a vida na sociedade planejando o futuro, que também esta em constante mudança que deve ser gênese de uma profissão, buscando sempre o objetivo de construir a sociedade, mas justa.
Vemos também um pouco da historia do Brasil, sobre a evolução nas politicas sociais “ a assistência social tem mudado bastante ao longo desses anos”.
Vamos lembrar que em 1930 o estado não tinha uma participação tão ativa em relação aos pobres, era os religiosos com apenas o apoio do estado que ofereciam esmolas aos necessitados. A partir dai a questão social teve mas atenção do estado durante o período de revolução, conhecido como Era Vargas.
DESENVOLVIMENTO
Na historia de nosso país vemos a reflexão de um resgate