SERVOS SEGUNDO O CORA O DE DEUS
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Culto de Louvor 08.09.13
TEXTO BÁSICO –NEEMIAS 6
“Faço uma grande obra” Neemias 6:3a.
INTRODUÇÃO
A vida cristã é uma vida de serviço. Deus não nos salvou para a ociosidade, mas para a realização de uma obra, de uma missão. A visão de uma missão pode ser abrangente a todos os seres humanos (família, trabalho, realizações, etc.). Mas em se tratando do Reino de Deus, a nossa missão é uma obra santa, a obra de Deus na face da Terra, que exige de nós todo esforço e dedicação. Esdras e Neemias serviram a Deus em um tempo de muita hostilidade. Eles cumpriram a sua missão vencendo muitos desafios, de modo que o exemplo deles tem edificado e ensinado a Igreja de todos os tempos. Hoje enfrentamos muitos desafios no cumprimento de nossa missão, e mais que nunca devemos voltar nossos olhos para a história desses servos de Deus, buscando recursos e ensinamentos que nos dirijam na difícil tarefa que temos diante de nós.
EXPLICAÇÃO
O Livro de Neemias foi escrito por volta de 445 a.C., e serviu para encorajar os judeus que haviam retornado do exílio babilônico, e estavam restabelecendo a sua comunidade em Jerusalém e arredores. Após 70 anos de cativeiro, o povo de Deus começou a retornar para a sua terra. Quando Neemias soube que as muralhas de Jerusalém ainda não haviam sido reconstruídas, ele conseguiu autorização do rei Artaxerxes I, para ir a Jerusalém e corrigir essa situação. Na Babilônia, Neemias era copeiro do rei; sua responsabilidade era comprovar que o vinho que o rei bebia não estava envenenado. Em Judá ele era governador, reconhecido por todo o povo, demonstrou humildade, integridade, patriotismo, energia, piedade e altruísmo.
O tema principal do Livro de Neemias, é que Deus opera soberanamente por meio de agentes humanos, a fim de realizar o Seu propósito redentor. Há uma atenção especial à reconstrução, edificação e dedicação das muralhas defensivas de Jerusalém, e à