Servo Motores
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Alexsandi Fallavena
Cidiomar Albino
Diego Fernando Soares da Silva
Rômulo Bergamaschi
RELATÓRIO DO TRABALHO 3
SERVOACIONAMENTOS
Disciplina: Sistemas Robotizados
Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
Canoas, 25 de junho de 2013
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão analisado as cincos tarefas sobre servomotores.
O Servomotor é uma máquina síncrona composta por uma parte fixa (o estator) e outra móvel (o rotor). O estator é bobinado como no motor elétrico convencional, porém, apesar de utilizar alimentação trifásica, não pode ser ligado diretamente à rede, pois utiliza uma bobinagem especialmente confeccionada para proporcionar alta dinâmica ao sistema. Já o rotor é composto por ímãs permanentes dispostos linearmente sobre o mesmo e com um gerador de sinais instalado para fornecer sinais de velocidade e posição (resolver, encoder, resistor, etc). De um servomotor são exigidos, entre outros, dinâmica, controle de rotação, torque constante e precisão de posicionamento. As características mais desejadas são o torque constante em larga faixa de rotação (até 4500 rpm), uma larga faixa de controle da rotação e variação (até 1:3000) e alta capacidade de sobrecarga (3 x Torque nominal).
2. OBJETIVO:
O objetivo é implementar as cincos tarefas , conforme a descrição em cada exercício. Utilizando o kit de servomecanismos ED-4400, para montagem de cada tarefa.
3. ATIVIDADES:
3.1- ATIVIDADE 1: A corrente do motor incorpora a corrente do enrolamento da armadura conectado ao comutador e dos polos magnéticos, os quais são excitados por uma fonte DC ou são imãs permanentes. O torque mecânico é gerado quando a corrente flui pelos enrolamentos. No experimento os circuitos utilizados são de imã permanente (campo magnético constante). Desta forma, a velocidade do motor é fortemente dependente da