Serviços - Posto Ipiranga
Produto, é tudo aquilo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade do consumidor.
Os produtos podem ser classificados como bens tangíveis e bens intangíveis.
Bens Tangíveis: são os objetos físicos que podemos ver, tocar, estocar, manusear.
Os bens tangíveis se subdividem em bens duráveis e não-duráveis.
Bens duráveis são caracterizados por terem uma visa útil mais longa, tais como uma geladeira, uma TV, um carro, ferramentas e vestuário.
Bens não-duráveis são caracterizados por serem normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes, como cerveja, refrigerante, sabão, remédios e no caso o produto ofertado pela empresa estudada o combustível.
Os bens tangíveis, também se subdividem em duas categorias principais como bens de consumo e bens de capital.
Bens de consumo, são os produtos voltados para o consumo próprio do consumidor como pessoa física.
Exemplo_Posto Ipiranga
Combustível – Ben tangível,porém não durável.
Óleo Lubrificante – Ben tangível, porém durável.
Bens de capital, são produtos utilizados para gerar capital, também denominados de bens industriais ou de geradores de riqueza.
Exemplo
Um carro quando utilizado pelo consumidor para seu uso particular é classificado como sendo um bem de consumo, porém, quando utilizado como um táxi, ele passa a ser classificado como um bem de capital, pois está gerando uma renda para o consumidor.
Bens Intangíveis: são por definição os serviços em geral, pois apresentam características próprias, uma vez que eles só existem na medida em que são consumidos.
São aqueles representados por direitos, como marcas e patentes, pela tradição no mercado, ou pelo conceito de clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos.
Exemplo_Posto Ipiranga
“Km de Vantagens” – todos os valores em compras são convertidos