Serviços penais 3
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Serviços Penais III
Curso: Tecnólogo em Serviços Penais
Nome do aluno: Maria Alice Camargo
Data: 26 de fevereiro de 2012
1. A partir do conteúdo e das fundamentações teóricas abordadas nesta disciplina realize uma pesquisa, sobre a história das prisões e sistemas penitenciários, descrevendo-a em um texto entre 18 e 30 linhas. (3,0 pontos)
Esta atividade deverá atender aos seguintes objetivos:
a) Relatar a evolução das sanções e sua forma de execução, em diferentes períodos históricos, até o surgimento da pena prisão e sua relação com os sistemas penitenciários.
b) Estabelecer uma relação dos resultados obtidos com o sistema penitenciário adotado no Brasil, e os principais assuntos estudados na disciplina, tais como conceito de sanção, espécies de sanção (penas e medida de segurança), regimes de cumprimento de pena, os diferentes tipos de estabelecimentos penais e os direitos humanos do homem preso.
Desde os tempos primórdios a sociedade depara-se com a criminalidade e com o intuito de reprimi-la, ao longo dos anos foram-se criando formas de punição. Cada período histórico, conforme seus costumes e crenças criaram seus próprios métodos e na medida em que a sociedade foi se transformando, evoluiu também a forma de punição daqueles que eram acusados de infringir as normas vigentes na época.
A pena nos povos primitivos era imposta com o intuito de vingar o mal causado ao grupo ou a divindade que adoravam. Já no período medieval, por estar relacionado a uma época de predomínio da igreja o encarceramento passa a ser uma penitencia e reflexão dos pecados, com a finalidade de privar o ser humano da sua liberdade no intuito de recuperá-lo. No período absolutista as sanções passam a ser públicas e