Serviços de escritorios
1) Quais os motivos da criação das leis trabalhistas?
Influências externas exerceram, pressão no sentido de levar o Brasil a elaborar leis trabalhistas, sublinhem-se as transformações que ocorriam na Europa e a crescente elaboração legislativa de proteção ao trabalhador em muitos países. Também pesou o compromisso internacional assumido pelo nosso país ao ingressar na Organização Internacional do Trabalho, criada pelo Tratado de Versalhes (1919), propondo-se a observar normas trabalhistas. Os fatores internos mais influentes foram o movimento operário de que participaram imigrantes com inspirações anarquistas, caracterizado por inúmeras greves em fins de 1800 e início de 1900; o surto industrial, efeito da Primeira Guerra Mundial, com a elevação do número de fábricas e de operários; e a política trabalhista de Getúlio Vargas (1930).
2) Qual a origem da palavra Salário?
A palavra SALÁRIO, é derivada do latim salarium argentum, que significa “pagamento em sal”. Isso porque no Império Romano, os soldados eram pagos com SAL. Naquela época, o sal era uma iguaria muito cara, e que podia ser trocada por alimento, vestimentas, armas, etc.
3) Porque chamamos de consolidação de leis trabalhistas e não de código trabalhista?
Por que seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil
4) Qual a função da data base?
A data-base é uma categoria que serve como momento de início da aquisição dos direitos trabalhistas decorrentes de um acordo ou convenção coletivos.
5) Quando um empregado pode ser demitido por justa causa?
• Roubo de objetos da empresa
• Falsificação de documentos ou atestados
• Casos de assédio sexual dentro da empresa
• Uso de veículo da empresa sem permissão
• Deixar o local de trabalho sem concentimento dos chefes
• Uso do horário de trabalho para venda de produtos para colegas ou clientes