Serviços de Apoio em uma unidade hospitalar: Centro de Diagnósticos e Imagens
Resumo
Dentre as funções desenvolvidas pelo enfermeiro, algumas exigem tomadas de decisão rápida e precisa. São muitas as funções e responsabilidades atribuídas a enfermagem tais como: compras, previsão e provisão de materiais, confecção de escalas mensais, diárias e de férias, reuniões com chefia, e demais serviços de apoio, realização de educação permanente, supervisão do pessoal da enfermagem, secretárias e técnicos de RX. Mas apesar de todas essas funções a enfermagem tem a liderança e organização como base para a administração do centro de diagnóstico.
Palavras- chave: Administração, serviço hospitalar, enfermagem hospitalar.
Introdução
O advento de várias tecnologias tem auxiliado no monitoramento mais rigoroso das condições clínicas do paciente, assim como na precisão das intervenções terapêuticas, gerando a necessidade de maior qualificação dos profissionais para sua incorporação sem causar impacto na diminuição de trabalhadores necessários para operá-las. Porém a prestação de serviços de saúde, diferente de outros setores produtivos, ainda não conseguiu substituir os recursos humanos por máquinas ou robôs que possam assegurar o atendimento ao paciente (MAGALHÃES, RIBOLDI, DALL'AGNOLL;2009).
O centro de diagnóstico hospitalar concentra alta tecnologia e alta demanda de atendimento, a equipe de enfermagem está amplamente ligada ao processo e ao fluxo de exames realizados nesta unidade, a enfermagem é responsável por planejar e administrar todo o processo que ocorre no centro de diagnóstico.
Segundo Nischimura, Potenza e Cesaretti, está dentro da função da enfermagem planejar e controlar o fluxo de exames realizados, visitas pré e pós – exame, entrevistar e/ ou supervisionar a entrevista dos pacientes para pesquisar a presença de alergias.
A administração engloba: formular manuais e