Serviço
CRAS I
Secretaria do Trabalho e Ação Social
2005 – Reformulado para 2012
APRESENTAÇÃO
A Secretaria do Trabalho e Ação Social do Município de Boa Viagem, órgão responsável pela coordenação e execução das Políticas do Trabalho e Assistência Social, vem centrando suas ações no esforço de superação das desigualdades sociais e conseqüentemente melhoria das condições de vida das populações de baixa renda.
Nessa perspectiva, o seguimento idoso constituiu o alvo desta intervenção, uma vez que, verificando o significativo aumento da longevidade das pessoas, sinaliza-se a necessidade de assegurar-lhes direitos sociais, criando condições para promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva da sociedade.
No sentido, de contribuir para qualidade de vida, cultura e valorização do idoso, a Secretaria do Trabalho e Ação Social produz este projeto no intuito de implantar política de assistência ao idoso no Município de Boa Viagem.
As ações contidas na Política Nacional do Idoso atribui ao Ministério da Previdência e Assistência Social a função de coordenar esta política, abrangendo neste intento os Ministérios da Saúde, Educação e Trabalho, além dos governos estaduais e municipais, como estratégia de reforço e implementação de novas alternativas de atendimento à pessoa idosa.
JUSTIFICATIVA
Envelhecer é um processo normal e inevitável, não é uma doença, exigindo não apenas soluções médicas, mas também intervenções sociais e econômicas.
No Brasil, são 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e para cada 100 jovens existem 30 idosos. Segundo projeções demográficas, no ano de 2025, o país terá a 6ª população de idosos no mundo, quando 15% de sua população, ou seja, 32 milhões pessoas aproximadamente terão 60 anos ou mais (IBGE – 2000).
No