Serviço sossialé profissao.

460 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO VOTUPORANGA – UNIFEV
6º Período – SERVIÇO SOCIAL – Profª. Marisa

Elisangela dos santos Pádua (Curso Seqüencial – Seguridade Social)

Serviço Social é Profissão.
Assistência Social é Política Pública.

1- APONTAR OS PRINCIPAIS AVANÇOS DA PROFISSÃO NESTE PERIODO

A Constituição de 1988 permitiu ao Brasil criar uma ampla rede de proteção social, com forte impacto na redução da pobreza e na distribuição de renda; trazendo um grande avanço para a Assistência Social, ou seja, inseriu a mesma na Política de Seguridade Social.
Essas conquistas resultaram na consolidação de uma ampla rede de proteção, formada pela Previdência Social com cobertura para o trabalhador rural, seguro desemprego, assistência social e programas de transferência de renda, e também pela universalização do acesso aos serviços de saúde e à educação básica.
Podemos considerar que a Constituição de 1988 foi um marco institucional muito avançado na área social, visualizando grandes possibilidades de construção de um sistema de proteção e promoção social no país.
Mas ainda é necessário melhorar a qualidade de muitos serviços oferecidos à população e facilitar o acesso a alguns direitos. Nesse contexto, o papel do Assistente Social é bem evidenciado, pois com os avanços que vieram com a Constituição Federal de 1988 – ampliou e vem ampliando a cada dia o “universo” e a importância do profissional de Serviço Social no país.

2- COMO VOCÊS AVALIAM A RELAÇÃO SOCIEDADE X ESTADO

3- QUAL A VOSSA COMPREENSÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Serviço Social, apesar dos avanços advindos com a Constituição Federal 1988, ainda é visto erroneamente pela sociedade como uma profissão que “ajuda as pessoas”, e seus profissionais, os Assistentes Sociais como “pessoas boas que gostam de ajudar”. No entanto, esse paradigma vem sendo modificado, através de muito trabalho e dedicação dos profissionais da área.
O Serviço Social é uma profissão que tem como objeto de

Relacionados