serviço socialno Brasil
Serviço Social e Assistência Social no Brasil
Neste capítulo apresentamos as origens do Serviço Social, assim como das instituições de assistência, tomando com referência a década de 30.
A partir da década de 30 o Distrito
Federal, localizado na época na cidade do Rio de Janeiro, possuía uma população numerosa, conseqüência em parte do êxodo rural, que obrigou muitas pessoas a abandonar o campo rumo a cidade pela carência de emprego resultante da desestruturação da agricultura.
Deste modo a crescente migração era inevitável em razão da acelerada industrialização urbana que demandava mão-de-obra exced ente. Assim, a partir destes fatores: escassez de emprego no ca mpo e crescimento da oferta de emprego na cidade se caracterizou um panorama que resultou na chegada numerosa de migrantes para o Distrito Federal.
Ainda nesse período, 1930, a economia brasileira passava por uma transição de agrário-exportadora para industrial. Nesse c ontexto ocorreu a construção de algumas industrias, que demandavam mão de obra e investimento em obras de infra-estrutura, tais como: ab ertura de estradas, suprimento de energia e etc.
O êxodo rural constituiu-se no fator que viabilizou o atendimento desta oferta por mão de obra, que em bora abundante, necessitava ser disciplinada para o trabalho. Visando atingir esse objetivo disciplinador, o Es tado lançou mão de estratégias tanto institucionais, quanto id eológicos, sendo o Serviço Social e o
Assistente Social agente de su ma importância nesse processo.
O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo movimento social que a Igreja Ca tólica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade. Com o cr escimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a nece ssidade de controlar a massa operária.
Com isso o Estado absorve parte das re ivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as