Serviço social
Introdução: Nesse estudo vamos abordar a influencia da igreja católica no serviço social, em seu contexto histórico. Vamos constatar de que forma igreja católica se manifestou no serviço social, em base com as suas alianças, destaca se também o porque que a igreja católica faz um perfil dos assistentes social.
Objetivo: expor a grande influencia da igreja católica.
Metodologia: para o desenvolvimento do trabalho utilizamos de pesquisa bibliografia, com recorrência a livros, periódico e sites.
Desenvolvimento: No Brasil quem assume tais questões é a igreja católica nos anos 20 e 30 como forma de recuperar o poder perdido o momento que ouve a reforma. No entanto essa reação da igreja em assumir a questão social ira percorrer um longo percurso. A religião católica perde sua ampla hegemonia em quanta concepção de mundo das classes dominantes ou que se reflete no decréscimo de uma importância na filosofia no movimento intelequitual no controle dos movimentos sociais e na sociedade civil em geral. A igreja católica, porém, não aceito a perda da sua hegemonia facilmente, mas reagiu, reagrupando forças visando a reconquista de suas antigas prerrogativas e privilégios tanto pratico como ideológico, a origem do serviço social e a sua formação para assistente sociais já vem desde o começo da profissão com escola extremamente voltada a vocação, caridade, ajuda, filantropia. A igreja fez aliança com a burguesia pois a mesma estava se sentindo ameaçada por parte da classe operaria que reivindicando seus direitos, com efeito do capitalismo. A ação da igreja se forma profissionais como damas de caridade que eram moças burguesas católicas praticantes e fieis a doutrina social da igreja. Por fim essa aliança se junta também com estado neste contxto de crise econômico e exploração da classe trabalha.
Conclusão: A influencia da igreja católica no serviço social foi só apenas para não perde sua hegemonia , e continuar a