Serviço social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI-UNIASSELVI
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Resumo
O serviço social na universidade desenvolve ações de auxílio e orientação nas diversas áreas de assistência estudantil, com o objetivo de estimular a integração acadêmica e social dos estudantes, minimizando as suas dificuldades socioeconômicas e promovendo incentivo às oportunidades.
1 DEPARTAMENTO DO SERVIÇO SOCIAL DA UFSC
A criação do Curso de Serviço Social (1) em Florianópolis foi o resultado de esforços de Entidades de Bem-Estar Social de Santa Catarina ao se congregaram para instituir a FUNDAÇÃO VIDAL RAMOS (FVR).
A Fundação Vidal Ramos iniciou-se, nos termos de sua escritura de constituição a 3 de maio de 1958, após inúmeras reuniões que tiveram como objetivo definir suas finalidades. Passou, então, a organizar e a manter um estabelecimento de ensino superior para a formação de assistentes sociais. Naquela ocasião o Sr. Celso Ramos, que presidia a Federação das Indústrias de Santa Catarina, foi eleito como primeiro presidente, ficando a seu cargo desenvolver e dirigir os trabalhos.
Ao ser instituída, a FVR firmou convênio com a Sociedade Feminina de Instrução e Caridade, sediada em Campinas, São Paulo, de onde enviou duas missionárias de Jesus Crucificado para organizarem e dirigirem a Faculdade de Serviço Social (FSS) de Santa Catarina. A autorização para o funcionamento do curso foi concedida pelo Decreto n. 45.063 de 19 de dezembro de 1958, data do início de suas atividades(2).
Com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina - pela Lei n. 3.849 de 18 de dezembro de 1960, conforme consta no Diário Oficial da União de 29 de maio de 1961, artigo 5º. , alínea h. - a Faculdade de Serviço Social foi agregada a esta instituição.
a) O Serviço Social se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social como uma profissão interventiva. Reconhecer esta dimensão implica