Serviço social
Análise das Políticas Públicas no Brasil entre o governo de Fernando Collor e Dilma Rousseff.
SALVADOR 2013 ANE QUELE TEODORA ARLISANGELA DE SOUZA INARA LAISE MENEZES PATRÍCIA LEAL TAMARA SANCHES DA SILVA
Análise das Políticas Públicas no Brasil entre o governo de Fernando Collor e Dilma Rousseff.
Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas públicas nos governos compreendido entre o período de Fernando Collor e Dilma Rouseff no curso Serviço Social da Faculdade Dom Pedro II. Orientação Profª Fernanda.
SALVADOR 2013
As políticas públicas e os problemas inerentes à sua implementação têm se constituído, nos últimos anos, em um tema recorrente no Brasil, porém não têm merecido a necessária atenção de modo a tornar-se um tema da agenda política nacional. O que acontece no Brasil, segundo o Prof. Carlos Aurélio Pimenta Faria [01], é que existe uma babel de abordagens, teorizações incipientes e vertentes analíticas, que buscam dar inteligibilidade à diversificação dos processos de formação e gestão das políticas públicas em um mundo cada vez marcado pela interdependência assimétrica. Esse caráter incipiente é comprovado, por exemplo, pelo fato de qualquer exame da produção brasileira recente evidenciar a quase inexistência de análises mais sistemáticas acerca dos processos de implementação de políticas públicas, além da escassez dos estudos de "pós-decisão" da institucionalização destas políticas.
O histórico das iniciativas de modernização neste campo demonstra um elevado grau de fragmentação e descontinuidade de ações com o consequente desperdício de recursos e resultados insuficientes. As políticas públicas tornaram-se uma categoria de interesse sócio-jurídico há aproximadamente vinte anos, havendo pouco acúmulo teórico a respeito, o que desaconselha a busca de conclusões acabadas, conforme será analisado no período que