Serviço social
RICARDO DUARTE FERREIRA
POLÍTICAS DA PREVIDENCIA SOCIAL
RIBEIRÃO DAS NEVES 2012
POLITICA DE SEGURIDADE SOCIAL E SAÚDE.
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Oficina de Formação: projeto de intervenção, a realidade Regional e o Serviço Social, família, Cultura e Sociedade, Política Social III e Estágio Curricular Obrigatório II. Orientadores Profs.: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Angela santini, Maria Lucimar Pereira e Rosane Ap. Malvezzi Belieiro.
RIBEIRÃO DAS NEVES 2012
Introdução:
Este trabalho tem por objetivo proporcionar o conhecimento da Politica de Seguridade Social e Saúde, através do resgate histórico da politica da saúde e a construção do arcabouço legal.
Desenvolvimento:
Um assunto que ainda gera muitas polêmicas, tendo em vista que a maior parcela da população é quem depende desta politica “Seguridade Social e Saúde”. A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador, quando o contribuinte perde a capacidade laboral, ou seja, de trabalho, por doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, a maternidade e a reclusão.
A previdência social é um seguro social, mediante contribuições previdenciárias, com a finalidade de prover subsistência ao trabalhador, em caso de perda de sua capacidade laborativa. Classifica-se por previdência social é política pública integrante da Seguridade Social. Não se deve chamar a previdência de seguridade porque, segundo a Constituição brasileira em seu título VIII (da Ordem Social), nos artigos 194 a 204, a seguridade é um conjunto de ações formado pela previdência, pela saúde pública e pela