Serviço social
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Psicologia Social
[1] Safira Sonalys Matias de Figueiredo– RA 352650
ATPS – Psicologia Social
Profª. Gislaine Spessoto Soares Matoso
Profª. Tutora Presencial: Vanessa Farias Sabino
CARUARU - PE
ABRIL/2013
Etapa 1 –
Passo 2 - Principais pontos levantados;
Angústia diante situação de pobreza, inferioridade social, efeitos das desigualdades sócias, políticas e econômicas de uma sociedade.
Passo 3 –
A humilhação social é considerada um episódio político e também psicológico. Tem como sua principal característica a opressão do estado de espírito de um indivíduo, podendo estimular ações violentas, falta de comunicação, choro, e em algumas situações pode até acontecer um ato criminoso.
Nessa situação, é como se a condição social correspondesse mais ao indivíduo do que os valores que o mesmo possui. Dessa forma, o desejo de desaparecer, ou mesmo de fugir daquela realidade imposta. A sensação de inferioridade torna-se frequente quando se é ignorado. Trazida através de manifestações perversas, podendo ser verbais, físicas e posturas violentas. Essas manifestações vem de alguns indivíduos que acreditam ter o direito de julgar o próximo, e de culpá-los por estarem naquela determinada situação. O indivíduo oprimido acaba por acreditar que aquela situação é uma consequência, e acaba esquecendo que ainda existe dignidade e respeito, independentemente de classe e situação social.
Etapa 2
Passo 2: Causas das desigualdades, desigualdades sociais e invisibilidade social.
Passo 3:
A questão da invisibilidade social é muito mais ampla do que poderíamos supor. Não atingindo só aos cidadãos que se encontram as margens da sociedade, mais em diversos tipos de situações onde esse fenômeno pode se manifestar, como; diferenças sociais, raciais, sexuais, etárias, entre outras. É mais comum encontrá-la nas situações de