Serviço social
Centro de Educação a Distância
Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social II
Sumário
Introdução
Movimento de Reconceituação
Primeiro Seminário do Movimento de Reconceituação e o Seminário de Metodologia do Serviço Social.
Teorização do Serviço Social
Referencial Filosófico
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O Serviço Social como profissão, teve a atuação e a formação de seus agentes, os assistentes sociais, influenciadas pelos processos sócios históricos. Nascido no seio do catolicismo tendo como base teórica os conceitos morais da Igreja, hoje, sua fundamentação teórica e prática se firmam na dialética Marxista. Esse processo de mudanças, que não ocorreram de forma continua chamado de renovação crítica do Serviço Social, se iniciou com a influência direta do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano.
ETAPA 01
Movimento de Reconceituação
Nossos profissionais eram formados por dois grupos distintos de Assistentes sociais em que o primeiro detinha as técnicas seculares de beneficência e assistência social e o segundo em sua constituição era embasada nas matérias de sociologia, medicina e direito.
Com o apoio internacional pelo desenvolvimento do país os assistentes sócios como forma de se posicionarem, organizaram encontros nacionais e regionais como o II Congresso Brasileiro e a Conferência internacional que aconteceram na década de 60. Nesses eventos foram pautados assuntos como desenvolvimento nacional para o bem-estar social, desenvolvimento de comunidades urbanas e rurais, ambos de grande interesse para a categoria.
O denominado Movimento de Reconceituação do Serviço Social, pautado pela conjuntura de crise político-econômica e de dependência do império norte-americano passa a se configurar.
A valorização dos profissionais desde a década de 30 até a de 60, onde os mesmos se baseavam no ideário norte-americano de racionalidade técnica,