Serviço social
Para Creusa, o filósofo francês encontra grande eco nas discussões atuais porque trata de temas que são muito presentes no cotidiano do homem contemporâneo. Noções como ecologia, igualdade e respeito à diversidade já surgiam em meio ao seu trabalho.
As atitudes fenomenológicas, as idéias centrais que orientam a fenomenologia, abrem um caminho fecundo para o estudo do comportamento concreto do homem. Creusa diz que o pensamento moderno afastou-se da experiência original no qual o homem, pelo simples fato de existir na realidade, ilumina esta realidade, revela o seu significado. Esse pensamento moderno quis interpretar esta revelação como uma aptidão ao conhecimento, não quis reconhecer a familiaridade com o real, inserido pelo simples fato do homem existir nela. O pensamento moderno se voltou para, contudo da experiência, objetivando-a para poder dominá-la e transformá-la para a técnica.
Creusa Capalbo é doutora em filosofia, dedicando-se particularmente à fenomenologia, principalmente a de E. Husserl e A. Schutz. No campo das pesquisas empíricas tem contribuído especialmente ao campo da saúde. Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ela estudou o pensamento de Nilton Campos (1898-1963) um dos, mas destacados representantes da fenomenologia no