Serviço social
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos, características e principais diferenças entre o liberalismo e o neoliberalismo, desde suas origens até as aplicações aos dias atuais.
Para iniciarmos um estudo, precisaremos conhecer e entender os conceitos teóricos de cada termo. Liberalismo e Neoliberalismo são termos utilizados para definir conjuntos de princípios, teorias, idéias políticas e econômicas, aplicadas a fases distintas e interligadas da vida social, política e econômica da humanidade no decorrer de sua existência.
A palavra “liberal” deriva do latim líber (“livre”, ou “não escravo”), e está associada com a palavra “liberdade”.
Liberalismo portanto, pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresentam como ponto de partida a defesa da liberdade política e econômica.
A palavra “Neo” vem do latim e quer dizer novo. Nèos vem do grego e significa moderno.
Neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de novas idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta estrutura, deve haver liberdade de comércio, pois o princípio do neoliberalismo é o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Para que possamos entender melhor o que é o liberalismo e o neoliberalismo, teremos que voltar no tempo, relembrar o passado da humanidade, estudando suas origens e conquistas, suas evoluções e revoluções e viver aqui um pouquinho de nossa espetacular História.
LIBERALISMO
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704). Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith (1723-1790).
John Locke nasceu em 1632 no seio de uma família burguesa da cidade de Bristol. Em 1652 John Locke foi estudar em Oxford, formando-se em medicina e