Serviço social
Diagnóstico • Três elementos: ❖ Ser um juízo; ❖ Exercer-se este juízo sobre uma prática específica (sobre a realidade) da instituição, do grupo ou do movimento que se planeja; ❖ Realizar-se este juízo sobre o temático marco referencial (marco operativo principalmente ou exclusivamente) e com os critérios de análise oriundos deste mesmo marco referencial (marco doutrinal e marco operativo).
Não é Diagnóstico ➢ Descrição da realidade; ➢ Levantamento de Problemas.
Como identificar o diagnóstico com a radiografia ➢ Baseado numa série de dados, também mencionados como fundamentos deste juízo, isto é, deste diagnóstico.
Como dizer se há diagnóstico se há queixa: dor de cabeça, dor de barriga, de tonturas. Estes sintomas ajudam a orientar o médico. Na busca do diagnóstico. Tais sintomas orientam o médico na busca do diagnóstico.
Procedimentos que não devem ser confundidos com a elaboração do diagnóstico ➢ Três procedimentos: ❖ Organização de um inventário, todos os elementos que constituem ou se ligam à realidade planejada. Ex: conter dados de uma escola, como número de alunos (por série, por idade), número de professores como sua habitação, reprovações e evasão nos últimos anos, dentre outros; ❖ Anotação qualitativa. Trata de uma pesquisa exploratória. Sendo útil, até necessário, quando a instituição não tem clareza sobre seus ideais e seus procedimentos, quando não domina teórica e ideologicamente seus caminhos. O levantamento não é diagnóstico sendo necessário para se conhecer interesses, questões, problemas, dentre outros; ❖ Esclarecimento de questões específica correlacionada a um ponto do diagnóstico geral. Servindo para esclarecimento e posterior execução de um programa por exemplo. Servindo também para testar hipótese ou afunilar uma afirmação genérica.
Preparação do diagnóstico ➢ Pode seguir vários caminhos podendo utilizar: