Serviço social
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social
O surgimento do Serviço Social no Brasil
Setembro/2012
Revolução Industrial e surgimento do Serviço Social no Brasil
Pode-se observar que, o filme Tempos Modernos retrata sobre as questões sociais ocorridas no ano de 1936, fala sobre a questão da Revolução Industrial, (mostrando os aspectos econômicos e tecnológicos) e mostra também como as classes trabalhadoras viviam naquela época, que eram em condições precárias, enquanto, os poderosos donos de fábricas usufruíam do máximo de conforto. É notável no filme a exploração do trabalho. O operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração, pois, o trabalhador fabril não tinha certa noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. O trabalhador desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material.
Observa-se que, no filme o personagem Charles Chaplin e seus companheiros exerciam funções diferentes, cada um tinha um trabalho a ser feito em diferentes áreas, por isso, que era muito difícil eles aprenderam outro tipo de trabalho por que além de ter a incumbência de aprender só um tipo de oficio ainda era um serviço repetitivo, o que causava muitos problemas físicos e psicológicos nos trabalhadores levando muitos até o ponto de loucura.
Observou-se que, a questão das greves, do desemprego e miséria era evidente nessa época, por isso que o filme tem uma grande ligação com surgimento do Serviço Social no Brasil que tratava dessas questões. O filme salienta bastante que a opressão era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que