Serviço social
QUESTÕES DISCURSIVAS
Questão 3
O desenvolvimento do capitalismo nas três últimas décadas teve fortes impactos no “mundo do trabalho”, agravando a questão social. Indique o fenômeno mais visível dentre esses impactos e três desafios postos por ele ao Serviço Social.
Questão 4
No estudo sistemático da vida social, correntes do Serviço Social se têm apoiado na perspectiva dialética da totalidade como recurso analítico. Para o conhecimento das relações sociais, quais os quatro ganhos decorrentes desta opção teóricometodológica?
Questão 32
O assistente social, ao se deparar com conflitos de interesses, deve, de acordo com o atual Código de Ética, em seus Princípios Fundamentais, posicionar-se em favor da democracia, da cidadania, da eqüidade, da justiça social, dos direitos humanos e da liberdade como valor ético central. Neste quadro, o assistente social deve optar por um projeto profissional vinculado à construção de
(A) uma sociedade liberal e democrática, sem qualquer tipo de discriminação.
(B) uma sociedade burguesa renovada, plural, livre de qualquer tipo de opressão.
(C) uma sociedade democrática, porém conservando as diferenças econômicas, políticas e culturais.
(D) uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, gênero e etnia.
(E) um novo projeto social-democrata
Questão 31
Analise as afirmativas que se seguem, referentes às particularidades históricas da sociedade brasileira.
I - O desenvolvimento do capitalismo no Brasil se processou sem transformações que erradicassem relações econômico-sociais pré-capitalistas.
II - No período de 1930 a 1980, a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou, registrando notável mobilidade social.
III - Uma das principais características da sociedade brasileira, de 1930 a 1980, foi um expressivo crescimento econômico, acompanhado da redução da desigualdade social.
IV - No período posterior a 1980, a economia brasileira, porque não experimentou processos de reestruturação produtiva, vem