serviço social
Em maio deste ano o governo lançou a campanha nacional “Violência contra as mulheres – Eu ligo” que consiste no objetivo de encorajar as mulheres que sofrem violência a denunciarem na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. A ação é da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Ministério das Cidades e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Todo ano mais de mil mulheres procuram as unidades do SUS pelo motivo de violência domestica, em sua grande maioria são agredidas pelo companheiro ou ex-companheiro. De acordo com pesquisas o ambiente domestico é o principal ponto de violência contra as mulheres.A taxa de casos em ambientes domestico é de 1,8%, enquanto nas ruas é 15,6%.
De acordo com estudos divulgados pelo Datafolha, duas a cada três mulheres contam que já foram vitimas de abuso, 35% dessas agressões ocorreram dentro de transportes públicos.
No Brasil e em outras partes do mundo onde a exposição do gênero feminino está direcionada a o ambiente familiar, a divisão social da violência expressa a clássica divisão dos espaços: a violência contra a mulher é gerada no meio doméstico. Sendo um dos fenômenos sociais mais denunciados e que mais ganharam notoriedade nos últimos anos foi a violência contra a mulher .