serviço social
A visita domiciliar é um instrumento de trabalho do serviço social, tendo como objetivo principal conhecer as condições de vida da população usuária, logo garante uma aproximação da instituição com a realidade do usuário, esta aproximação é de extrema importância.
A visita domiciliar é realizada pelo assistente social, pois possui capacidade teórica e metodológica para analisar realmente tal situação, em principal o contexto sócio econômico, não tratando esses sujeitos na sua singularidade.
Para realizar tal atividade a instituição deve garantir condições necessárias, como transporte e etc..
É importante ressaltar questões como, quando o usuário esta na instituição trata-se de um espaço publico, mas quando o assistente social vai ate a casa do usuário ele esta em um espaço privado. Portanto a visita domiciliar deve ser realizado em conformidade com o nosso código de ética para não retomarmos o serviço social conservador, visto que tal instrumento de trabalho foi utilizado como controle das classes populares. Este instrumento permite que o profissional possa interagir com o meio que o individuo vive e conhecer a realidade diante dos teus olhos.
A visita deve ter três momentos:
Identificação e explicação do motivo de esta ali.
Desenvolver a finalidade da entrevista.
Fazer um feedback dos assuntos conversados.
A entrevista
A entrevista foi apontada como de grande utilização em vista ser um dos instrumentos utilizado para levantar dados e informações que irão possibilitar o reconhecimento de uma realidade social que talvez profissionais de outras áreas não tenham a sensibilidade de perceber, e dentro desta perspectiva buscar realizar uma intervenção. O profissional ao opinar por realizar uma entrevista, precisa primeiro decidir que tipo de entrevista será necessário realizar de acordo a cada caso, observando que existem diversas formas de entrevistas como é o caso da estruturada que são perguntas elaboradas