Serviço social
(Programa Fronteira do Pensamento)
Vídeo gravado com exclusividade para o Fronteiras na sua residência em Londres no dia 25 de julho de 2011.
O que aconteceu no século 20 foi uma passagem de toda uma era da história mundial, ou seja, da sociedade de produção para a sociedade de consumo.
A SOCIEDADE FRAGMENTADA
Por outro lado, houve os processos de fragmentação da vida humana. “Quando eu era jovem, isto é, séculos atrás, ficamos impressionados com Jean-Paul Sartre, que nos disse que precisávamos criar o projet de la vie, projeto de vida. Temos que selecionar um projeto de vida, temos que prosseguir passo a passo, de forma consistente, ano após ano, chegando cada vez mais próximo desse ideal. Agora, conte isso aos jovens de hoje e eles rirão de você.
Nós temos grandes dificuldades em adivinhar o que vai acontecer conosco no ano que vem. O projeto de uma vida inteira é algo difícil de acreditar. A vida é dividida em episódios. Não era assim no princípio do século 20. As sociedades foram individualizadas.
IDENTIDADE
Em vez de se pensar em termos de a qual comunidade se pertence, a qual nação se pertence, a qual movimento político se pertence etc., tendemos a redefinir o significado de vida, o propósito de vida, a felicidade na vida para o que está acontecendo com uma própria pessoa, as questões de identidade, que têm um papel importante hoje no mundo. Você tem que criar a sua própria identidade. Você não a herda. Não apenas você precisa fazer isso a partir do zero, mas tem que passar sua vida, de fato, redefinindo sua identidade.
Porque os estilos de vida, o que é considerado ser bom para você e ruim para você, as formas de vida atraentes e tentadoras mudam tantas vezes na sua vida. Se eu tentasse listar as coisas que saíram de moda a esse respeito, que mudaram nos 86 anos de minha vida, provavelmente eu levaria horas aqui apenas para listar todas elas.
PÓS-MODERNIDADE
Então, tudo isso mudou. Muitas