serviço social
1-Queremos chamar a atenção para a confluência multidiciplinar que a pesquisa qualitativa possibilita, trazendo o método da história oral na sua modalidade tragetória de vida, como uma contribuição no processo de investigação e produção do conhecimento também para o Serviço Social.
Por isso, as metodologias qualitativas trazem uma contribuição significativa tanto para o Serviço Social como para as ciências sociais, se revelam particulamente eficazes em áreas exploratórias, especialmenteem campos temáticos, onde inexistem fontes de informações acessíveis e organizadas.
2- V-arios autores tem um entendimento do que se define a trajetória social, citando alguns deles: LUZ ARANGO ( 1998), pesquisadora comlobiana, para esta autora, "tragetória social" é o encadeamento temporal das posições que os individuos ocupam sucessivamnte nos diferentes campos do espaço social.
Para o autor BOURDIEU( 1989) é uma série de posições sucssivamente ocupadas por um mesmo agente ou mesmo grupo em um espaço, ele próprio em devir e submetido a transformações incessantes. Citando esses dois pensamentos desses dois autores pode-se dizer que a tragtória social é considerada uma instituição social, um sistema de regras que rege, conduz as relações do individuo na modernidade.
3- Conforme o pesquisador ( CAMARGO 1987). O metódo da história oral que se apresenta como uma valiosa contribuição para as ciências sociais e para o Serviço Social,fudamentalmente porque as pesquisas com usuários ou sujeitos que recorrem ás Instituições Sociais, e tem êxito esse novo metódo. E tem desvendado questões a partir da investigação da realidade desses sujeitos, das suas ações e relações que se ocultam nas estruturas sociais. E segundo Camargo (1994). afirma que a história oral é um instrumento para entender a realidade comtemporânea.