Serviço Social
O referido trabalho consiste em pesquisa bibliográfica, no qual será apresentado uma reflexão de pontos relevantes do processo de construção das Políticas Sociais Brasileira, das formas de intervenção e da ética profissional. Nesse sentido, é fundamental a compreensão da história, teoria e métodos do serviço social que se processaram no decorrrer dos anos, uma vez que através da compreensão dos períodos que antecederam os anos de 1980 é possível assumir o compromisso ético-político profissional. Assim, as políticas sociais estabelecidas no Brasil têm por finalidade corrigir erros históricos ou de melhorar a qualidade de vida das pessoas em diferentes formas e atendendo as suas diferentes necessidades.
Dentro desse contexto, a proposta é refletir sobre um novo significado do serviço social no contexto da democratização da sociedade brasileira. Sendo assim, pretende-se abordar aspectos históricos da construção das Políticas Sociais no Brasil, despertando a compreensão no que se refere aos processos determinantes que incidem na atuação profissional do assistente social.
Processo de Construção das Políticas Sociais Brasileira
O serviço social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interativo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais. Surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural.
O surgimento da “questão social” está associado às reivindicações da classe trabalhadora por algum tipo de proteção social, dada a consciência da miséria a que estava submetida. Sendo assim, é indissociável do processo de acumulação e dos efeitos que reproduz sobre o conjunto da classe trabalhadora.
O serviço social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. questão social apreendida como um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade