serviço social
Coesão - É a conexão, harmonia entre os elementos de um parágrafo. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Coesão por referência:Os elementos de referência são aqueles que não têm um significado por si mesmos, pois remetem a outros itens do texto que são necessários à sua interpretação.Na coesão por referência, “há total identidade referencial entre o item de referência e o item pressuposto”.Exemplos:
Pedro e Maria são crianças ingênuas. Eles aceitaram doces de estranhos. (referência pessoal)
Maria foi mal em todas as provas, menos nesta: a que tratava de pronomes. (referência demonstrativa) Essa discussão está sendo igual à de ontem. (referência comparativa) Coesão por substituição: ocorre quando um item é colocado no lugar de outro elemento do texto ou, até mesmo, de uma oração inteira.Na coesão por substituição, a identidade referencial entre o item de referência e o item pressuposto não é total ou, nela, há uma especificação nova, pelo menos, a ser acrescentada (o que exige um mecanismo que seja gramatical e não semântico).Exemplos:
Pedro estudou muito para a prova e Maria também.
Pedro comeu pudim depois do almoço. Maria fez o mesmo. Eu tomei um sorvete de chocolate. Pedro tomou um de flocos.
Nominalizações - uso de um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente. Também pode ocorrer o contrário: um verbo retomar um substantivo já enunciado.
Exemplos:
A moça foi declarar-se culpada do crime. Essa declaração, entretanto, não foi aceita pelo juiz responsável pelo caso.
O testemunho do rapaz desencadeou uma ação conjunta dos moradores para testemunhar contra o réu.
Pronomes - todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referência a termos ou expressões anteriormente empregados. Para o emprego adequado, convém rever os princípios que regem o uso dos pronomes.
Exemplos:
Vitaminas