SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FAMÌLIA E SOCIEDADE
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Introdução
Este trabalho expõe, os avanços conquistados pela sociedade brasileira, a luta pelos direitos de crianças, adolescentes, famílias, que hoje tem a ampliação do reconhecimento do Estado.
Observa-se uma expressiva capacidade de construção de procedimentos técnicos, simétricos para a prestação de serviços socioassistencias, com o financiamento e gestão da Política de Assistencia Social nos níveis de Governo da Uniao, Estados, Distrito Federal e Municípios.
A Assistência Social como política pública e direito social ainda enfrenta importantes desafios.
“Famílias Configurações e Realidade Social”
-Qual o conceito de Família apresentada no texto?
-Mudanças que a contemporaneidade tem trazido sobre as relações familiares?
Conceito de Família do Texto: “Família Configurações e Realidade Social” Família, é o lugar onde se constrói a auto-imagem e a do mundo exterior. Onde se apreende a falar, ordenar e dar sentido ás experiências vividas.
É o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo. É um processo que se inicia ao nascer e prolonga-se ao longo de toda a vida.
Conceito de Família do Autor: MIOTO,1997
A família pode ser definida como um núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. Ela tem como tarefa primordial o cuidado e a proteção de seus membros, e se encontra dialeticamente articulada com a estrutura na qual está inserida.
Conceito de Família do Autor: SZYMANSKI, 2002
Família na atualidade, é constituída por um grupo de indivíduos que, devido à existência de laços afetivos, optam por conviverem juntos, como acordo de cuidado mútuo entre seus membros.
- Mudanças que a Contemporaneidade tem trazido sobre as Relaçoes Familiares:
São inúmeras as mudanças e novas