serviço social
A origem do serviço social
A questão de origem do serviço social está ligado a questão que no século Alex na Europa com o surgimento do sistema capitalista e a revolução industrial, onde a classe dominante, a burguesia subordinavam as demais pessoas que eram utilizadas como mão de obra, chamados classe proletariado.
Os burgueses apoiados pela igreja católica resolveram criar um assistencialismo financeiro, alienando o proletariado de reforma a buscar um maior resultado e subordinação, tudo isso com o apoio do estado. Com isto o objetivo da burguesia era se manter no poder. Surgiu a estratégia de utilizar a filantropia para conseguir a concessão da classe trabalhadora, visando desestruturar os movimentos dos trabalhadores.
Einsen diz que o capitalismo era ideal, através da filantropia que tenham acesso a classe desfavorecida, a burguesia garantia a continuidade do capitalismo.
No Brasil o surgimento do serviço social se deu no século XX, igual a Europa, burguesia mais igreja católica, trabalhando juntos para manter o sistema capitalista e a burguesia no topo, utilizando-se do meio psicológico para ¨escravizar¨ a classe trabalhadora.
Nos anos seguintes 1922 e 1932 a igreja católica realizava mais ações, com vista a concretizar das ideias do serviço social, sendo criado nesse mesmo ano o centro de estudo da Ação Social uma evolução do Serviço Social no Brasil. O estado brasileiro tem uma responsabilidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida.
A população juntamente com a burguesia, a igreja católica continuou criando métodos para ajudar os pobres, posteriormente o sistema comunista começou a combater o capitalismo no Brasil.
Tendo que os governantes brasileiros novamente se uniram a igreja católica (os amigos dos pobres) e a burguesia (recursos financeiros), para mentalizar na população que o Capitalismo era melhor que o Comunismo.
No ano de 1932 (as assistentes sociais) eram moças