serviço social
São Paulo- SP 2014 A renda familiar foi interrompida no período Inicial do plano de estabilização econômica isso aconteceu devido a crescente preconização das relações de trabalho, e com isso a taxa de desemprego na RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), levando a crer que as indagações de Bruno Lautier acerca dos limites atuação da família como ''um amortecedor da crise'' , em conseqüência dessa crise acaba acontecendo a redução dos salários e das aposentadorias. Pesquisas realizadas no inicio dos anos 80 mostram o sucesso da família como amortecedora da crise econômica.
Desenvolvimento
A partir dos anos 90 surgiu um questionamento, como as transformações recentes na economia e no mercado de trabalho ocorreu, pois ouve novas formas de gestão e produção. Em movimento contrário, a racionalização econômica dos anos 90 tem ferido violentamente a capacidade de geração e o nível de emprego, em conseqüência desses processos, o desemprego começa a atingir as atividades industriais, os ramos metal - mecânico, têxtil e vestiário.
O estudo da família-trabalho, as influências recíprocas tanto da estruturação das atividades produtivas quanto da estruturação das famílias. Significa, portanto, tratar os achados de pesquisa como resultantes de uma complexa relação entre os determinantes econômicos e os culturais no acesso dos componentes da família ao mercado de trabalho. A articulação entre a esfera da produção e as estruturas produtivas, e a esfera da reprodução e as estruturas familiares é feita pela lógica da divisão sexual do trabalho vigente tanto no mercado de trabalho como na família.