serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
1 INTRODUÇÃO
Esta atividade tem como tema “A Construção da Política de saúde no Brasil e como objetivo Proporcionar aos (as) alunos (as) do 5º semestre do Curso de Serviço Social o aprofundamento do conhecimento que acerca da construção de Políticas Sociais, em especial a saúde como política universal destacando o aspecto da participação popular enquanto condição para seu avanço.
O presente trabalho consiste na elaboração de um texto a partir de pesquisa bibliográfica, eletrônica, documental e reflexões críticas dos alunos do 5º semestre do curso de Serviço Social.
Desta forma, seguindo as orientações dos professores do semestre discutiu-se o contexto da década de 1980, enquanto momento histórico brasileiro para a construção das Políticas Sociais; a origem das Conferências de Saúde; o exercício do controle social e a contribuição da participação popular na elaboração do SUS; contexto Político da inclusão da Participação Popular e a institucionalização de espaços de participação seus desafios e potencialidades.
2 DESENVOLVIMENTO
A construção das Políticas Sociais brasileiras destaca a árdua luta para conseguirem êxito junto aos processos de participação popular. A Política de emblemática neste processo e apresenta um conjunto de eventos que marcam o longo caminho de avanços e desafios durante o século XX. A participação popular exerceu papel fundamental, em especial na superação da Política de Saúde Contributiva para a instauração de uma Política de Saúde orientada para a universal em seus aparatos legais.
Mesmo sendo direcionado para interesses divergentes, o Serviço Social sempre teve, até por volta de década de 80, um controle por parte da classe dominante, que o influenciava e direcionava para a execução de seus interesses próprios,