Serviço Social
O Brasil é um país com alto índice de desigualdade social, os assistentes sociais no país, em sua maior parte, tem seu trabalho voltado para a população em situação de pobreza.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meios de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças, que podem afetar os desamparados socialmente.
O atendimento direto aos usuários ocorre em diversos espaços de atuação na saúde, tais como: unidade da estratégia, posto de centros de saúde policlínicas, instituições, maternidades, CAPs, hospitais gerais, de emergência e especializados, incluindo os universitários, centros comunitários, CRAS, CREAS e entre outros.
As ações de atendimento são sócio assistenciais, de articulação interdisciplinar e socioeducativas. Essas ações estão integradas ao processo coletivo do trabalho em saúde, sendo complementares inseparáveis. Para a realização dessas ações deve haver investigação, planejamento, mobilização e participação dos usuários para garantia do direito à saúde, bem como assessoria para melhorar a qualidade dos serviços prestados.
O assistente social contribui no processo de discussão nas organizações, produzindo significativos e desafiadores avanços permeados por numeras incertezas e principalmente ao que se refere a sua forma de inserção na política social. Não há duvida que os centros comunitários tenham maior urgência e necessidades em ter no seu quadro de funcionários o profissional do serviço social, pois além da possibilidade de contribuir com a realização de diagnóstico social indicando possíveis alternativas à problemática vivida por muitas comunidades, o assistente social também poderá intervir neste processo de inclusão.
“O assistente social, pelo reconhecimento do seu trabalho integrativo, é requisitado para atuar na área de RH