Serviço Social
Serviço Social na Contemporaneidade
De Marilda V Iamamoto
O texto Serviço Social na Conteporaneidade escrito por Marilda Iamamoto, faz parte do Livro com mesmo nome lançado em 1999 pela Editora Cortez. Foi resultado de transcrições de palestras no Conselho Regional de Serviço Social em 1996.
O objetivo do texto é elucidar os Assistentes Sociais pelo rumo que a profissão tem tomado no atual quadro sócio-histórico. A autora traz várias mudanças sociais que interferem diretamente na profissão, recupera teorias éticopolíticas dos anos 80 e vai trazendo até a data da publicação, dividido em alguns capítulos que facilita o leitor na compreensão do texto.
Após a introdução ao texto, Iamamoto descreve os propósitos para analisar a profissão nos dias de hoje:
O primeiro é a importância do profissional olhar para fora da Profissão, para as atualidades e os caminhos que a sociedade seguiu, isto como uma possibilidade criativa para busca de alternativas para atuação. O Serviço Social como um tipo de trabalho na sociedade que tem seu valor de uso e gera mais valia, é o segundo pressuposto. E por último que a profissão faz parte da produção e reprodução da vida social.
A Questão Social é a base de fundação da profissão e “decifrar as novas mediações por meio das quais se expressa a questão social, hoje é de fundamental importância para o Serviço Social em uma dupla perspectiva: para que se possa tanto apreender as várias expressões que assumem, na atualidade, as desigualdades sociais – sua produção e reprodução ampliada – quanto projetar e forjar formas de resistência e de defesa da vida”.
As bases de produção do capitalismo foi transformada através das mudanças de acumulação do capital, e as formas de viver no mundo de hoje trouxe outras dificuldades, além das existentes no início da profissão, e que traz novas expressões da questão social. O Assistente Social tem que aceitar este desafio de acompanhar a complexidade