serviço social
Social, assim como compreender como se deu a constituição da profissão, o papel das mulheres e os desafios que a mesma enfrenta nos dias atuais.
O objetivo é colaborar na construção de conhecimentos na área de Serviço
Social, bem como aprofundar os estudos na área teológica, tendo em vista que vivemos em um mundo globalizado, neoliberal, onde a mudança nas demandas para a profissão são uma constante. Desta forma, buscou-se uma releitura de vários autores para atingir o objetivo, fazendo na realidade uma ressignificação de seus escritos.
O Serviço Social é aqui analisado considerando a influência religiosa em seu surgimento através da convocação da Igreja à sociedade, para o desenvolvimento da ação social, da prática da ajuda, do exercício da caridade e da solidariedade. Destaca-se, portanto, a influência católica e protestante e a filosofia tomista em sua origem. Por conseguinte, hoje o Serviço Social é uma profissão que trabalha as questões sociais, visando à efetivação da cidadania e a garantia de direitos aos cidadãos.
A relação com a religião vem sendo negada, apresentando-se o Serviço Social como surgindo com o agravamento da questão social advinda do capitalismo. Portanto, seu desenvolvimento enquanto profissão legitimada socialmente e seu projeto ético político transportam-na para o olho do furacão, na luta pelos direitos sociais.
Palavras - chave: Serviço Social, Igreja, Solidariedade, Diaconia, Gênero.
Escrever sobre Serviço Social é um grande desafio feito há algum tempo por pessoas amigas, que têm acompanhado a trajetória profissional da autora, que sempre se esquivava, alegando mil motivos para adiar.
Nesta Dissertação de Mestrado em Teologia na Escola Superior de Teologia
(EST), surge então a oportunidade de executar essa tarefa, por meio da qual foram possíveis reflexões interessantes sobre o Serviço Social, as possibilidades