Serviço Social
A gestão social implica o diálogo entre diversos actores/intervenientes, como os governantes, as empresas, as organizações civis e os cidadãos.
De acordo com o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores do Ocidente (ITESO), a gestão social é um processo completo de acções e de tomada de decisões, que inclui desde a abordagem/perspectiva, o estudo e a compreensão de um problema até à concepção e à implementação de propostas.
O processo requer uma aprendizagem conjunta e contínua para os grupos sociais, que lhes permita pronunciar-se sobre a concepção das políticas públicas. Em suma, trata-se da construção de um espaço de relação social e vínculos de relacionamento institucional, que se consegue através de um conjunto de acções.
Posto isto, a gestão social representa, por assim dizer, um intermediário através do qual a comunidade actua com espírito empreendedor para promover mudanças sociais. Nesse sentido, é necessário reforçar os laços comunitários e trabalhar em prol da recuperação da identidade cultural e dos valores colectivos da sociedade em questão.
À pessoa com capacidade de coordenação e de negociação tanto dentro da sua própria organização como fora da mesma dá-se-lhe o nome de gestor social.
Leia mais: Conceito de gestão social - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/gestao-social#ixzz2xdvJuEWF
1 http://conceito.de/gestao-social