SERVIÇO SOCIAL
O presente trabalho tem por objetivo expor opiniões, discursões sobre as leituras realizadas ao longo das pesquisas desenvolvidas pelo grupo, a importância da psicologia social no cotidiano.
Abordaremos o tema humilhação social e seus conceitos, a invisibilidade pública, e esses fenômenos do dia a dia, identificando-os. Iremos expor nossa visão sobre o sofrimento psíquico enfrentado pelos indivíduos socialmente excluídos.
O humilhado enfrenta uma situação de impedimento para sua própria humanidade, uma situação onde o mesmo reconhece a si mesmo, seus gestos, seu mundo, trabalho e bairro, é um processo que pode ser determinado como um problema psicológico e politico ao mesmo tempo. A invisibilidade social tratada nas obras de Fernando Braga da Costa, como sendo um resultado do processo de humilhação, que foi sendo construído ano após ano, passando de geração para geração, nesse contexto relatos de catadores de lixo, uma profissão que é considerada subalterna e invisível aos olhos da sociedade de forma geral.
Humilhação social – um problema político em psicologia, José Moura Gonçalves Filho
Instituto de psicologia – USP
A exclusão social é uma consequência direta da pobreza, que afeta principalmente as pessoas da classe menos privilegiada, ou seja, os pobres, que se tornam invisíveis para a sociedade. Os obstáculos sociais que são gerados pela exclusão, são inúmeros, o pobre na verdade é visto sempre como um ser inferior, que tem que prestar serviço recebendo ordens, com exigências e reclamações, muitas vezes o patrão não tem o mínimo respeito pelo trabalhador que vive humilhado em um circulo de angustia, é tratado com rigorosidade, sentindo-se reprimido por não possuir seus direitos permanentes e não existir no meio de outras pessoas. A humilhação social conceitua-se em seu mecanismo, determinações inconscientes e econômicas, a humilhação torna-se crônica, ou seja,