serviço social
Curso Serviço Social – Período Letivo 2013
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Nome Aluno (a): RA do Aluno
Lilian Oliveira Schmidt RA 418732
Mara Jaqueline da Silva Nunes RA 431173
Márcia Adriane Borba RA 434467
Márcio André de Melo Reza RA 436952
Pedro Ogínio Carvalho da Silva RA 431186
ASPECTOS GERAIS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE
Nome Professor EAD - Profº Dr. Luiz Roberto Wagner
São Pedro do Sul – RS
Junho 2013
INTRODUÇÃO
A concepção de leitura varia conforme a visão de sujeito, onde o foco está no autor; de língua, onde o foco está no texto; de texto e de sentido onde o foco está na interação autor-texto-leitor.
Autor – codifica
Leitor – decodifica
Produto – texto
Além das estratégias da leitura que são: seleção, antecipação, inferência e verificação é necessário também possuir conhecimentos linguístico, enciclopédico e interacional.
A leitura é uma atividade altamente complexa de produção de sentidos que se realiza evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes no texto, requer um vasto conhecimento. Para a produção de sentido é importante considerar o contexto.
Analisamos que:
A leitura é altamente eficaz e necessária para o conhecimento, desenvolvimento e principalmente para a formação do indivíduo.
Ler dinamiza o raciocínio e a interpretação, aprimora o vocabulário, constrói um cidadão com opiniões bem formadas.
Apesar de existirem diversas metodologias e estratégias para incentivar o hábito e prazer de ler, cabe ao professor e a escola proporcionar condições e intervir para que os alunos tornem-se bons leitores, sendo um papel desafiador. Profissionais na área da educação buscam soluções para estimular o gosto pela leitura – Como transformar esta atividade em algo com mais sentido para os alunos?
Nos dias de hoje temos uma educação