serviço social
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Serviço Social
O Serviço Social na Contemporaneidade
Manaus/AM
Janeiro de 2014
Laura da Silva Boaes
Trabalho solicitado pela professora: Mayara de FTMV, para a obtenção de nota parcial para o sexto período.
Professora: Mayara
Manaus/AM
Janeiro de 2014
I. O Serviço Social na Contemporaneidade Porque o Serviço Social na Contemporaneidade?
Os Assistentes Sociais são desafiados neste tempo de divisas, em suas possibilidades de trabalho e de obter meios de sobrevivências, ameaçada na própria vida, tempos de crises, em que cresce o desemprego, o subemprego, extremamente difícil para todos aqueles que vivem do trabalho: para a defesa do trabalho e para a organização dos trabalhadores. Estes novos tempos reafirmam, pois, que a acumulação de capital não é parceira da equidade, não rima com a igualdade, pensar o Serviço Social nos tempos de hoje, requer olhos abertos para tentar decifrar o mundo contemporâneo e participar de sua recriação. 2. Sintonizando o Serviço Social com os novos tempos.
Inicialmente para se garantir uma sintonia do Serviço Social com os tempos atuais é necessário romper com uma visão focalista, endógena, uma visão “dentro do” Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Alargar os horizontes, olhar para mais longe, para o movimento das classes sociais e do Estado em suas relações com a sociedade; não para perder ou diluir as particularidades profissionais, mas ao contrario, para iluminá-las com maior nitidez.
Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional e não só um executivo.
3. Questão social e Serviço Social
O