Serviço social
Contemporâneo
PROJETO PROFISSIONAL EM 1980
O serviço social anda de mãos dadas com todas as áreas da sociedade, segurança, educação e saúde já que atua diretamente com os direitos básicos para a sobrevivência do cidadão, sua atuação é de essencial valor nessas áreas. Surge a profissão do serviço social no Brasil, o numero de profissionais era pequeno apesar da profissão esta mais voltada para a área da saúde. A partir de 1945 a ação do profissional de assistência social, aumentou muito, passando ser a saúde à área em que mais se atua o assistente social.
Em 1948 o cliente passa a ser visto como um todo e o tratamento passam a ser biopsicossocial onde passam as ser tratados por vários profissionais, entre eles os assistentes sociais. Com uma equipe multidisciplinar torna-se possível um tratamento completo, com assistência integral principalmente a população mais carente, onde o serviço social passa a trabalhar também em ações preventivas e educativas. O assistente social passou a trabalhar diretamente nos hábitos de higiene e saúde, atuando em programas criados em função das normas das politicas de saúde.
A politica nacional de saúde com o aumento de investimento com assistência médica, pela previdência social gerou uma cooperação entre saúde e politica social. O assistente social começa trabalhar em hospitais e passa a ser um mediador entre população e instituição. Em 1988, a saúde, a assistência social e a previdência social teve um grande progresso com a implementação da constituição federal, onde a saúde coube os artigos 196-200 e nestes assegura os direitos da população e o dever do estado, a integração do serviço de saúde.
Na área da saúde possui reconhecimento como uma categoria que tem estratégias e forças em politicas publica, na sociedade brasileira e no andamento da democratização. Observa-se também que o que se prega no serviço social, é de difícil execução. Onde o trabalho dos assistentes sociais, é visto como fiscalizador da