SERVIÇO SOCIAL
José Lisboa Moreira de Oliveira
Antropologia da Religião e Cultural, trata - se de estudar o ser humano enquanto é capaz de produzir Cultura. É fundamental percebermos desde agora a diferença e a relação entre Sociedade e Cultura. Antropologia é uma ciência que busca a procura entender de formação da Antropologia, é dado como estudo do homem. Dado que a psicologia, a medicina, é todas as ciências que estuda o homem. Podemos afirmar que o objeto do estudo da Antropologia é a pessoa humana e a sua atividade. No caso da Antropologia Cultural o objeto é o ser humano e os seus comportamentos, ou seja, o homem e mulher enquanto integrantes de grupos sociais que fazem a cultura.Por essa razão é possível dizer que o objetivo da antropologia é o estudo da humanidade como um todo.
Antropologia da Religião , seu objetivo é procurar uma compreensão do ser humano enquanto sua existência ativa, capaz de interferir no destino do planeta que habitamos.
Comecemos então pela etimologia da palavra." Antropologia " vem do grego ( anthropos ), homem, e ( logos, logia ), estudo e, etimologicamente, significa estudo do homem. Embora a Antropologia compreenda três dimensões básicas (biológica, socio-cultural e filosófica). Segundo alguns autores as origens da Antropologia remontam à Grécia antiga. Os gregos teriam sido os primeiros a reunir informações sobre diversos povos e culturas, embora não possamos desconsiderar as contribuições dos chineses, dos egípcios e dos romanos. Heródoto, filósofo grego do V século A.C é considerado por esses estudiosos o "pai da Antropologia". Na opnião desses antropologos não se pode situar o nascimento da Antropologia num simples relato de viagem de Heródoto no qual acreditam ainda que a história da Antropologia é uma verdadeira especulação, uma vez que ela tem a ver com a capacidade dos seres humanos de perceberem as suas diferenças e com o sistema ideológicos que usaram os próprios dados da Antropologia