serviço social
ELASTICIDADES DA OFERTA E DA DEMANDA
DEMANDA-ato de demandar, facilidade de venda, desejo que os consumidores tem de consumir os produtos.
OFERTA-ato de oferecer, coisa que se oferece, desejo que tem os produtores.
ELASTICIDADE-variação percentual em uma variável que resulta do aumento de 1% na outra, ou seja, é a alteração percentual de uma variável (preço), que exerce sobre outra variável (demanda).
ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA- é uma medida que indica a quantidade demandada que altera no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes, ou seja, quanto menor o preço, maior a procura do bem. Portanto é uma mercadoria que depende de outra mercadoria para substituir, no qual, quando existe substituição o aumento no preço faz com que o consumidor passe a comprar menos a mercadoria e mais do bem substituto. Por exemplo: A existência de bens substitutos satisfaz as mesmas necessides dos consumidores, perante aumentos de preços do consumo do bem, pelo do seu substituto.
Então, quando existir substituto a demanda será altamente elástica ao preço e quando não existir será inelástico ao preço.
DEMANDA ELÁSTICA
Em economia, uma demanda é elástica quando mesmo sem qualquer variação no preço, há uma variação constante da quantidade demandada, ou seja, independentemente da quantidade de mercado o preço se mantém constante.
Graficamente, essa demanda é reta horizontal no plano preço e quantidade.
DEMANDA INELÁSTICA
Em economia, uma demanda é inelástica, ou perfeitamente rígida, quando uma variação qualquer no preço resulta numa variação zero da quantidade demandada, ou seja, independentemente do preço de mercado a quantidade se mantem constante. É o caso, por exemplo, do mercado de obras raras.
Graficamente, essa demanda é verticalmente inclinada no plano preço e quantidade.