serviço social
A chamada Revolução Americana foi essencialmente, no mesmo espírito da Glorious Revolution inglesa, uma restauração das antigas franquias e dos tradicionais direitos de cidadania, diante dos abusos e usurpações do poder monárquico. Na Revolução Francesa, bem ao contrário, todo o ímpeto do movimento político tendeu ao futuro e representou uma tentativa de mudança radical das condições de vida em sociedade. O que se quis foi apagar completamente o passado e recomeçar a História do marco zero - reinicio muito bem simbolizado pela mudança de calendário.
Entretanto , os nortes americanos mostravam-se mais interessados em firmar sua independencia .Os franceses consideravam-se investidos de uma missão universal de libertação dos povos.
A origem da revolução Francesa foi o Iluminismo , a razão para debilitar a aoutoridade da igreja e os fundamentos da monarquia.
Esse movimento social posto em prática pelas massas populares, proporcionou á humanidade um legado fundamentado na obra de Jean-Jacques Rousseau (Genebra/Suíça 1712 - 1778 Ermenonville/Franca), primordialmente no “Contrato Social”, através da qual pretende “estabelecer os meios para atalhar as usurpações do governo“, partindo do princípio que o homem, naturalmente bom, vai sendo progressivamente corrompido pela sociedade, onde viceja e prospera o cultivo à ociosidade. Esta, por sua vez, promoveria a decadência moral e deterioraria os costumes.
Para Rousseau a desigualdade entre os homens teria surgido pelo acumulo de bens . Sendo assim Rousseau (pensador frances) propõe o deslocamento da soberania que estava depositada nas mãos do monarca para direito geral do povo . Pois a soberania é a vontade geral e a vontade não se representa . Essa ideia pode ser encontrada intacta na corrente jacobina da Revolução Francesa.
A obra de fato transformou-se efetivamente na cartilha revolucionária e na bíblia jurídico-política . Paralelamente, a obra “Espírito das