Serviço social
Passo 1 – Questão 3:
Como é possível contribuir, por meio da assessoria, consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros Assistentes Sociais?
O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, acessorando através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Diante disso é notável que o Serviço Social tenha referências ao exercício profissional no campo de assessoria e consultoria. Acreditamos, assim, que a temática da assessoria e consultoria é de grande importância para a profissão, mais não pode ser tratada de forma independente. A demanda da realidade e a capacidade de resposta dos profissionais que fazem a emersão, ou não, da citada demanda.
A recorrência ao tema assessoria e consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros Assistentes Sociais sempre esteve ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação profissional, para além das ações profissionais classicamente desenvolvidas pelo Serviço Social, intervenção junto aos usuários dos serviços sociais e políticas sociais públicas ou privadas.
Dessa forma, consideramos a assessoria e a consultoria muito úteis e importantes, não como uma forma de supremacia, mas ao contrário, servem para que não caiamos no modismo e neguemos outras ações profissionais também importantes, como o trabalho com comunidades, com movimentos sociais e a importância da supervisão de programas e de profissionais.
Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm