serviço social
Ana Flavia Ribeiro Silva
A sociologia pode ser entendida como uma das manifestações do pensamento moderno. Asua formação e seu surgimento ocorreu num contexto historico especifico, que coincide com os derradeiros monentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
Owen, Willian thonpson, Jeremy bentham esses foram alguns dos pensadores daquele momento historico da revolução industral. A expansão do capitalismo e o surgimento de uma nova classe de problemas sociais que são ponto de partida para o estudo da sociologia com o avanço do capitalismo ocorre uma quebra nas sociedades feudais.
O aumento do êxodo rural e o superpovoamento das cidades industriais, junto com os baixos salários e a falta de condições dignas de sobrevivência geram o aumento da prostituição, do crime e da mortalidade. Estes passam a ser problemas sociais e surge então uma nova classe de pensadores interessados em agir de forma ativa na vida social e resolver tais problemas. A necessidade de uma nova corrente de pensamento que justificasse os desejos da burguesia: em seu início a classe burguesa era revolucionária. Este caráter revolucionário da classe burguesa foi inspirado pelas principais correntes filosóficas e científicas da época que pretendiam utilizar a razão para explicar os fatos e eventos. Neste momento, surge uma corrente de pensamento revolucionária que visa a quebra das tradições feudais e do regime monárquico. Esta corrente é amplamente apoiada pela burguesia. Posteriormente, com o fim da revolução burguesa, os burgueses percebem o perigo das ideias revolucionarias que alimentavam a nova classe que surgia - o proletariado - contra os próprios burgueses. Assim, surge uma nova corrente de pensadores que se preocupam com a manutenção da ordem social e com a exatidão de suas descrições positivas.
Podemos observar que o surgimento da sociologia e todas as revoluções e tudo que derivou, serve para nossa sociedade hoje