Serviço social
“Segundo o relatório “Impactos do monocultivo em direitos humanos de grandes projetos”, havia uma lógica antes de a Aracruz Celulose chegar nestas terras, que era a lógica das terras livres. Estas terras foram ocupadas com o fim da escravidão, estes negros não estavam lá por acaso. São a prova da resistência. “Mas a empresa e o governo arranjaram um jeito de expulsar os quilombolas e defender que ali não era terra de ninguém”.
Correlatando a matéria, com fragmento de Acumulação primitiva de Marx, relacionamos com essa passagem, “de cidades e aldeias, que foram destruídas para dar lugar a pastagens de ovelhas e onde ficaram apenas as casas senhoriais, eu poderia dizer algo.” Onde a Burguesia começava a ter mais força, e o modo Feudal foi enfraquecendo, Marx dizia que era uma expropriação violenta contra o povo, sofrida pela Reforma.
2. Processo de produção capitalista em escala ampliada. Conversão das leis de propriedade da produção de mercadorias em leis de apropriação capitalista
“A carga horária de trabalho na China é de 14 horas, em média, o que também não está muito distante do PIM. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, a carga média de trabalho é de dez horas ao dia. Diferente da China, no entanto, os operários de Manaus normalmente moram distante de seus locais de trabalho”.
A Economia Política apresenta, por isso, o capital em geral como “riqueza acumulada” (mais-valia ou renda transformada) “que é empregada de novo para a produção de mais-valia”. Nessa passagem de Marx, Transformação de Mais-valia em Capital, quer dizer que ao patrão o que interessa é o aumento constante da mais-valia porque assim seus lucros também aumentam junto com a jornada de trabalho custo de manutenção, portando a mais-valia é a diferença entre o valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
3. Burgueses e proletariados.
' Ora,