Serviço Social
Oferecer a crianças e adolescentes o acesso à educação, saúde, cultura, lazer, formação profissional e inclusão digital.
Defender e incentivar o direito de brincar das crianças, como fator importante para o desenvolvimento físico e psicológico delas.
Proteger as crianças e os adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção de crianças e adolescentes nas diferentes formas de violência.
Sensibilizar e conscientizar a sociedade, o setor público, as organizações da sociedade civil e as empresas para se posicionar e participar das questões da infância e da adolescência do nosso país.
INICIATIVAS PRINCIPAIS:
- Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
- Educação
- Políticas Públicas
- Saúde
- Protagonismo Juvenil
- Voluntariado
- Inclusão Digital
- Prevenção à Violência contra Crianças e Adolescentes
- Fortalecimento de organizações sociais de atendimento
- Resgate e Incentivo de Brincadeiras e defesa do direito de brincar
Fonte(s):
FUNDAÇÃO ABRINQ
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
(Peti)
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quandona condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa compreende transferência de renda – prioritariamente por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar e oferta de serviços sociais sistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil. O Peti está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das